Back to top

Ecotopia Biketour 2012 - Barcelona a Venezia - Rumo ao Decrescimento!

1 つの投稿 / 0の新しい投稿
WS Member ユーザー WS Member の写真
Ecotopia Biketour 2012 - Barcelona a Venezia - Rumo ao Decrescimento!

Ecotopia Biketour 2012: Rumo ao Decrescimento (6 Julho - 19 Setembro) - Junta-te a nós!

Podemos finalmente anunciar que as inscrições na Ecotopia Biketour 2012 estão abertas!

A Ecotopia Biketour é uma comunidade nómada, activista, ecológica, DIY e autogestionada que pedala todos os verões pela Europa. Este ano, a nossa jornada leva-nos pela Catalunha, o sul de França e o norte da Italia e o tema é o Decrescimento. Queremos desafiar a mentalidade destrutiva do crescimento, economico e de produção, que não tem em conta os valores e problemas sociais e ambientais. Vamos visitar projetos, coletivos e pessoas que experimentam alternativas ao crescimento, aprender e partilhar conhecimento entre todxs e viajar e viver de forma sustentavel! Temos ainda o desafio de cruzar os Pirineus e os Alpes com a ajuda das nossas bicicletas :-)

O percurso?

Durante a nossa viagem de cerca de 2000km vamos visitar quintas e projetos ecologicos, ocupas e centros sociaIs, comunidades intencionais, ciclo-activistas e ciclo-oficinas DIY e participar em massas criticas e ações contra o desenvolvimento sujo e desenfreado. O nosso destino final é a 3ª conferencia internacional pelo Decrescimento em Veneza (ver http://www.ecotopiabiketour.net/links). Sempre de bicicleta, passaremos por paisagens magnificas, parques naturais, praias e montanhas, também cruzaremos loucos pontos turisticos no pico da temporada de verão e grandes cidades movimentadas. Junto com as experiencias pessoais que todxs queremos partilhar, esta expedição será também um espaço fertil para pensar e praticar o decrescimento. Temos alguns sitios impressionantes para visitar e algumas actividades planeadas mas, como de costume, há espaço para criar a biketour que queremos todxs juntxs!

Quando?

Depois de um fim de semana de preparação de 6 a 9 de Julho, começamos a aventura no dia 9 Julho, terminando em Veneza cerca de 2 meses depois no dia 19 de Setembro. Não tens de te juntar a nós desde o inicio, podes juntar-te à biketour em qualquer ponto do nosso trajecto, mas pensamos que deves vir por pelo menos uma semana, para teres tempo para adaptar às dinamicas do grupo. Por favor avisa-nos antes onde planeias juntar-te e quando devemos esperar que te juntes a nós. O itinerário está em alteração continuamente mas a ultima informação pode ser encontrada aqui: http://btwiki.ecobytes.net/Route_2012

Como participar?

Adoravamos que te juntasses a nós se:

  • podes pedalar cerca de 50km por dia (provavelmente com alguns dias muitos quentes em estradas montanhosas!)
  • estas interessadx em questões ambientais e de justiça social e queres participar em ações de rua
  • queres fazer parte do processo de decisão por consenso (comunição!!) e
  • queres ajudar com as tarefas diarias, como preparar refeições; puxar um atrelado; limpar e organizar os locais onde dormimos.
  • Primeiro: Lê toda a informação sobre a Biketour no nosso website e preenche o formulario de registo: http://www.ecotopiabiketour.net/registration

    Depois: descobre se necessitas um visa para os paises que vamos atravessar: Espanha, França e Italia estão na zona de visa "Schengen". Contacta-nos, para sabermos como te podemos ajudar a pedir um visa (ver http://btwiki.ecobytes.net/Visa).

    Se estas no facebook podes juntar-te à biketour aqui, também é possivel seguirnos por Twitter!

    Cada pessoa paga uma taxa de participação diaria, aqueles com uma melhor situação económica mais do que aqueles com menos. Esta taxa deverá cobrir tudo - esforço de organização, vários eventos, actions, workshops, três refeições vegetarianas por dia e um sitio onde montar a tua tenda (mais informação no website)

    Há bastantes dicas e conselhos que podemos dar para a preparação para a Biketour mas, para manter este convite num tamanho decente, podes (e deves) navegar pelo nosso site e ler a informação que por lá temos. Se tiveres alguma questão, não hesites em perguntar!

    Também gostavamos de lembrar que procuramos pessoas interessadas em coordenar a Ecotopia Biketour 2013, se pensas que te pode interessar, participa este ano para poderes ter uma ideia do que envolve :)

    Esperamos ver-te este verão,
    Alice & Joâo Taborda coordenadores internacionais Ecotopia Biketour 2012